Especialista alerta sobre a importância de manter a imunidade em alta no inverno

Por Portal Opinião Pública 15/06/2022 - 14:31 hs
Foto: Reprodução / Freepik

O clima mais frio, as bruscas mudanças de temperatura e a correria do dia a dia podem comprometer o sistema imunológico - um mecanismo de defesa do organismo que combate as doenças.

Segundo o clínico geral Valdir Russo, do hospital Santa Casa de Mauá, o sistema imunológico em baixa não é capaz de combater os agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e favorece as doenças frequentes e recorrentes.

As causas dessa baixa no sistema imunológico podem ocorrer em razão do estresse e da ansiedade, das doenças crônicas - como AIDS, lúpus, câncer e diabetes, além de anemia. O uso de alguns medicamentos também é capaz de enfraquecê-lo e esse fato deve ser relatado e acompanhado pelo médico, a fim de reorganizar a recomendação e evitar o comprometimento do funcionamento das células de defesa do organismo. O estilo de vida é outro fator que também pode comprometer o sistema imunológico.

Vale destacar que durante a gravidez é normal a mulher ficar com o sistema imunológico enfraquecido. Por isso, as consultas de pré-natal e uma alimentação rica em frutas e legumes ricos em antioxidantes são de extrema importância.

Entre os sintomas indicativos de que a imunidade está baixa são as infecções recorrentes, como a amigdalite, a faringite, a laringite ou a herpes; doenças que demoram mais tempo que o normal para curar ou que se agravam, como as gripes e resfriados; febre frequente e calafrios; olhos secos; cansaço excessivo; náuseas e vômitos; diarreia por mais de uma semana; palidez, manchas, erupções cutâneas e a queda de cabelo. “A imunidade baixa também gera ambiente propício para o vírus da Covid-19, porém essa possibilidade pode ser minimizada mantendo as recomendações básicas de higiene”, alerta o clínico geral Valdir Russo.

Ao notar algum desses sintomas é recomendado procurar um médico para a realização de exames de sangue e avaliação das células de defesa. Dependendo do caso, a melhora da imunidade ocorre com mudanças no estilo de vida, como dormir melhor, praticar atividades físicas e melhorar os hábitos alimentares, dando preferência para os alimentos que estimulam o funcionamento do sistema imunológico, como castanha-do-pará, peixe, cenoura e espinafre, além de fazer suplementação com multivitamínicos com orientação médica.